protc3b3tipos-ficarc3a3o-disponc3adveis-no-litoral-mediante-agendamento-na-casa-de-verc3a3o-do-sesc-em-tramandac3ad

Andadores de PVC auxiliam crianças com necessidades especiais a aproveitarem o mar

Protótipos ficarão disponíveis no litoral, mediante agendamento, na Casa de Verão do Sesc, em Tramandaí

Um raro momento de liberdade na vida de sete crianças cadeirantes foi possibilitado no lançamento da ação social do Projeto Tampinha Legal, na manhã desta quinta-feira, na Casa de Verão do Sesc/RS, em Tramandaí. A partir da iniciativa, criada pelo Sinplast, foram desenvolvidos protótipos de andadores infantis de praia, feitos de canos de PVC, que dão independência às crianças para o ingresso no mar.

O grande momento do teste dos protótipos foi acompanhado pelos pais dos jovens, que testemunharam e compartilharam com seus filhos um momento de felicidade plena. A alegria estava estampada no rosto de cada uma das crianças que, um passo por vez, se aproximavam do mar e eram surpreendidas pelas ondas.

“É a primeira vez que ele tem a liberdade de ficar sozinho no mar. Sempre tenho que vir com ele no colo e ficar sentada na água pra ele aproveitar. É uma rara experiência de liberdade”, contou Adriana Lezar, 43, que é mãe do pequeno Luciano Lousada, 5, que possui paralisia cerebral. “Ele é apaixonado pelo mar. Entra e não quer sair”, afirmou Adriana. O jovem faz sessões de fisioterapia no Educandário São João Batista, de Porto Alegre, que foi a segunda instituição escolhida para fazer parte do projeto.

Inclusive, os pais dos participantes também auxiliaram na construção dos andadores. “Em conversa com as famílias, percebemos a necessidade. A cadeira de rodas atola na areia e estraga, então nos propusermos a criar os andadores”, relatou o coordenador executivo do Programa Tampinha Legal, Manoel Gonzales.

A iniciativa foi criada como forma de auxiliar instituições que precisam de apoio para manterem suas atividades voltadas as causas sociais. “A principal ideia foi de coletar tampinhas para reverter em recursos. A primeira instituição parceira foi o Imama, e agora com o Educandário São João Batista sentimos a necssidade de promover uma ação social”, ressaltou o coordenador.

Os andadores permanecerão no Litoral para empréstimo aos veranistas, e será realizado mediante agendamento e assinatura de termo de responsabilidade, nas Casas de Verão do Sesc/RS, e serão levadas para as praias que tiverem a demanda. Os coletores da campanha Tampinha Legal também estão disponíveis aos veranistas para o recolhimento das tampinhas nas praias de Balneário Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Atlântida Sul, Torres, Cassino, Laranjal, São Lourenço do Sul, Imbé e Atlântida.

Fonte: Correio do Povo (link clique aqui)

Projeto fez a alegria de pais e crianças | Foto: Samuel Maciel